Mensagem do Presidente

A ACCL-Associação das Colectividades do Concelho de Lisboa está a construir, neste mandato que abarca o período de 2025 a 2027, uma nova etapa do seu caminho de afirmação como entidade agregadora do associativismo da Cidade de Lisboa.

Envolvemos no nosso seio mais de 300 colectividades da nossa Cidade, entre as quais se contam as tradicionais colectividades de cultura desporto e recreio, mas também outro tipo de associações de âmbito mais específico, como sejam casas regionais representativas de diversas regiões do País em Lisboa, associações de moradores, associações de trabalhadores, associações de jovens e de reformados, associações de desenvolvimento local, entre outras.

A nossa missão é representar as Colectividades filiadas na relação com as instâncias autárquicas da Cidade, com o Estado central, com os níveis organizacionais do MAP - Movimento Associativo Popular (Federação e Confederação) e outras entidades públicas ou privadas com as quais as Colectividades interajam e que para isso necessitem do apoio da ACCL. Este trabalho insere-se numa missão mais ampla que é a promoção do associativismo da nossa Cidade a um patamar de relevância social que contribua para o engrandecimento das próprias Colectividades e, consequentemente, o elevar do nível de bem-estar das comunidades da Cidade, favorecendo assim o florescimento do espírito comunitário que tanto sentido continua a fazer nos tempos conturbados que se vivem.

Os nossos objectivos passam por conferir à ACCL e, naturalmente, às associações que a integram um nível de visibilidade e de capacidade de intervenção crescente, com uma forte aposta na comunicação com as comunidades da Cidade. Também queremos chegar a cada vez mais colectividades que ainda não estão envolvidas no MAP de forma a, crescentemente, ganharmos um peso que nos permita amplificar a capacidade representativa acima referida.

Trabalhamos sobre um legado muito positivo, de credibilização e de criação de laços, que nos foi entregue pelas Direcções que nos antecederam, e tudo faremos para o honrar, enriquecendo-o e preparando a ACCL para enfrentar com sucesso os desafios que se lhe apresentam no futuro.

Apelamos a todas as Colectividades da Cidade de Lisboa e, portanto, a todos os associativistas, que se unam em torno da ACCL, para torná-la mais forte, mais representativa, com maior capacidade de intervenção, pois só assim poderemos almejar ter uma Cidade com comunidades fortes, sustentadas em Colectividades que sirvam efectivamente a população da Cidade.

ACCL, a Força que intervém, o Futuro que transforma!

Lisboa 20 de Maio de 2025

Artur Botão
Presidente da Direcção