ACCL-ASSOCIAÇÃO DAS COLECTIVIDADES DO CONCELHO DE LISBOA

DESIGNAÇÃO: ACCL - Associação das Colectividades do Concelho de Lisboa

FUNDAÇÃO: 26 de Abril de 2002

SEDE: Junta de Freguesia de Santa Isabel – Rua Saraiva de Carvalho, nº 8-2º Esq., em Lisboa, em espaço cedido pelo Câmara Municipal de Lisboa, Departamento do Património Imobiliário, através dum protocolo assinado pela Sra. Vereadora Dra. Maria João Azevedo Mendes, a 28 / 04 / 2011.

ESTATUTOS: Escritura pública realizada no 23.º Cartório Notarial de Lisboa, em 26 de Abril de 2002 e publicada no D.R. III Série n.º 130, de 06 de Junho de 2002

CARACTERIZAÇÃO: Tem por objectivo: defender os interesses das Colectividades junto dos Organismos Públicos e Privados; promover acções de formação, seminários, encontros e outras para melhorar o nível de preparação associativa dos dirigentes; fomentar o intercâmbio de experiências e a troca de circulação célere de informação; dinamizar projectos próprios e comuns, relações associativas e a cooperação com Colectividades de outras áreas em articulação com estruturas similares de âmbito local, distrital, regional e nacional, sem fins lucrativos

Tem como suas Associadas especialmente as designadas “Colectividades Culturais, Recreativas e Desportivas”, mas também sociedades filarmónicas, grupos de teatro de amadores, grupos corais / orfeões, clubes desportivos e ainda associações humanitárias de bombeiros, instituições particulares de solidariedade social e associações de moradores.

MISSÃO: Reconhecimento e valorização do Movimento Associativo Popular (MAP), através nomeadamente da sua qualificação, com vista à colaboração na melhoria da qualidade de vida das populações, das quais emana.

OBJECTIVOS: Representar o Movimento Associativo Popular (MAP) no diálogo com os Poderes instituídos; melhorar a formação de dirigentes associativos e a qualificação das associações.

SÍNTESE HISTÓRICA
No início deste século, fizeram-se várias reuniões destinadas à descentralização do Associativismo nas vertentes culturais, desportivas e recreativas, a fim de ser criada uma estrutura que possibilitasse a cooperação regular e continuada  no Concelho de Lisboa, resultando daí uma Comissão de 31 Colectividades, onde foram aprovadas as bases estatutárias e eleita uma Comissão Instaladora formada pelos seguintes Clubes e Associações: Ginásio do Alto Pina, Sport Clube Adicense, Sociedade de Instrução e Beneficência ‘A Voz do Operário’, Associação Pró-Infância da Mouraria e Sport Lisboa e Lapa.

Em 26 de Abril de 2002, constituiu-se a ACCL – Associação das Colectividades do Concelho de Lisboa, com 150 Clubes associados.

Tendo a sua 1ª sede na ex-FPCCRD - Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, hoje CPCCRD – Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, sediada na Rua da Palma, nº 256 - Freguesia de Santa Justa em Lisboa.
Em Outubro de 2002, por cedência gratuita da Junta de Freguesia de São João, a sua Sede passou a ser na “Casa do Ambiente” - Rua José Sobral Cid, em Lisboa.

Quer ser nosso associado? Contacte-nos